04/12/2019

Certificados de Curso de Formação serão emitidos de forma digital

A fim de tornar eletrônica mais uma etapa do processo de homologação de turmas dos Cursos de Formação, as turmas comunicadas a partir de 29 de novembro de 2019 (data da implantação da versão 24 do GESP) receberão o Certificado do Curso emitido pelo GESP, ou seja, a impressão dos Certificados dos alunos de Cursos de Formação, Reciclagem e Extensão de Vigilantes ficará disponível para impressão diretamente pelo curso após a homologação da turma pela Polícia Federal.

Desse modo, não haverá mais o trâmite físico de Certificados nas DELESPs e CVs, sendo que, após a homologação das turmas, o Certificado será disponibilizado digitalmente para impressão pelas escolas. Os Certificados serão dotados de QR Code, a fim de que se possa confirmar a sua autenticidade e conterão, além das informações pessoais do vigilante e da escola, o número do Registro do vigilante junto à Polícia Federal.

Além disso, o modelo de certificado disponibilizado possui um espaço proposital na parte superior, para que as escolas possam imprimi-lo em papel timbrado do próprio curso com a logomarca da escola, endereço, telefone, etc.

Esta funcionalidade estará disponível apenas para as turmas com início comunicado a partir de 29 de novembro. Para as turmas anteriores o procedimento segue o mesmo atualmente adotado.

DPF Guilherme Lopes Maddarena - DPSP/CGCSP/DIREX/PF